Empresa
A indústria da reparação automóvel é uma área empresarial com grande potencial para quem tem espirito empreendedor.
A esmagadora maioria das pessoas em Portugal tem necessidade de se deslocar por automóvel, seja para se deslocar em trabalho, por motivos familiares ou lúdicos.
É garantido que apesar das crises e oscilações da economia, os automóveis vão necessitar de várias intervenções ao longo da vida, o que para um empreendedor significa que ao escolher montar uma oficina automóvel vai trabalhar com prestação de serviços de continuidade e recompra.
Por outras palavras, se tiver um bom serviço trabalho nunca vai faltar!
Ao longo do seu percurso profissional, um técnico automóvel adquire um conjunto de competências que possibilitam a criação de uma oficina auto.
Para quem nunca passou pela experiência de montar uma oficina, este pode ser um momento de grande ansiedade e apreensão o que é compreensível.
Neste artigo, vamos abordar de uma forma generalista este tema e ilustrar com alguns casos de empresas que tivemos oportunidade de ajudar, para maximizarem o potencial das suas oficinas.
A mecânica auto é bastante abrangente:
Esta escolha estará naturalmente ligada à sua área de competências, se o grande parte do seu percurso profissional foi investido na àrea de electricidade é normal que pondere montar uma oficina especializada nesta àrea.
Poderá ainda ponderar focar-se num determinado nicho de mercado como por exemplo:
A Domingos & Morgado, ao longo dos seus 20 anos de existência tem trabalhado a nível nacional e internacional, com diversas oficinas de pneus, colaborando na fase de projeto e montagem para garantir que os nossos clientes consigam tirar o máximo proveito do seu espaço e layout produtivo.
Em primeiro lugar deverá focar-se na sua área de especialidade para que desenvolva o core do negócio e em paralelo poderá estabelecer parcerias locais para disponibilizar serviços complementares, como quebra de vidros, eletrónica, pintura automóvel, entre outros.
Desta forma, estará também a criar sinergias com outros profissionais o que pode gerar mais oportunidades de negócio para as partes.
Exemplos de serviços disponibilizados
O primeiro elemento a considerar é o tamanho da oficina, ou seja qual a superfície disponível em metros quadrados.
A partir daí deve considerar a criação de espaços com objectivos diferenciados
Nesta fase é muito importante considerar o seu layout produtivo e fluxo de trabalho.
No caso de oficinas que se dedicam à montagem de pneus, o ideal é que o carro do seu cliente entre pelo ponto A, pare no primeiro posto passando pelos demais necessários até que o trabalho seja concluído e o automóvel possa sair pelo ponto B.
Em 2016, ajudamos o nosso cliente Barmapneus a montar uma casa de pneus em Paços de Ferreira, colaborando no desenvolvimento do projeto contribuindo com o design do layout.
A primeira fase passou por um levantamento criterioso das instalações de cliente, conforme esboço abaixo.
De seguida, consideramos os equipamentos que melhor respondiam às características do espaço e com maior capacidade de produção instalada de acordo com a equipa do cliente.
Este modelo garante que o nosso cliente faça o melhor investimento possível, evitando desperdício financeiro em comprar equipamentos sobredimensionados ao mesmo tempo que salvaguarda a capacidade produtiva necessária para ir ao encontro dos recursos humanos contratados.