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Como montar uma Oficina Mecânica

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Como montar uma Oficina Mecânica


A indústria da reparação automóvel é uma área empresarial com grande potencial para quem tem espirito empreendedor.


A esmagadora maioria das pessoas em Portugal tem necessidade de se deslocar por automóvel, seja para se deslocar em trabalho, por motivos familiares ou lúdicos.


É garantido que apesar das crises e oscilações da economia, os automóveis vão necessitar de várias intervenções ao longo da vida, o que para um empreendedor significa que ao escolher montar uma oficina automóvel vai trabalhar com prestação de serviços de continuidade e recompra.


Por outras palavras, se tiver um bom serviço trabalho nunca vai faltar!


Ao longo do seu percurso profissional, um técnico automóvel adquire um conjunto de competências que possibilitam a criação de uma oficina auto.


Para quem nunca passou pela experiência de montar uma oficina, este pode ser um momento de grande ansiedade e apreensão o que é compreensível.


Neste artigo, vamos abordar de uma forma generalista este tema e ilustrar com alguns casos de empresas que tivemos oportunidade de ajudar, para maximizarem o potencial das suas oficinas.

Que tipo de Oficinas existem?


A mecânica auto é bastante abrangente:

  • manutenção e reparação
  • pintura
  • colisão
  • mecatrônica
  • ar-condicionado
  • montagem de pneus
  • outros.


Esta escolha estará naturalmente ligada à sua área de competências, se o grande parte do seu percurso profissional foi investido na àrea de electricidade é normal que pondere montar uma oficina especializada nesta àrea.


Poderá ainda ponderar focar-se num determinado nicho de mercado como por exemplo:

  • motociclos
  • moto quatro
  • pesados
  • todo-o-terreno
  • carros elétricos (realidade crescente em Portugal)
  • etc


A Domingos & Morgado, ao longo dos seus 20 anos de existência tem trabalhado a nível nacional e internacional, com diversas oficinas de pneus, colaborando na fase de projeto e montagem para garantir que os nossos clientes consigam tirar o máximo proveito do seu espaço e layout produtivo.

Que tipo de serviços pode vender?


Em primeiro lugar deverá focar-se na sua área de especialidade para que desenvolva o core do negócio e em paralelo poderá estabelecer parcerias locais para disponibilizar serviços complementares, como quebra de vidros, eletrónica, pintura automóvel, entre outros.


Desta forma, estará também a criar sinergias com outros profissionais o que pode gerar mais oportunidades de negócio para as partes.


Exemplos de serviços disponibilizados

  • Alinhamento de Direções
  • Montagem e equilibragem de Pneus
  • Diagnóstico automóvel
  • Manutenção Preventiva (Revisões)
  • Carregamento Ar Condicionado
  • Chapa e Pintura
  • Electricidade e Electrónica
  • Sistemas de exaustão (panelas e escapes)
  • Reparação de para-brisas
  • Transmissões

Qual a estrutura ideal de uma oficina?


O primeiro elemento a considerar é o tamanho da oficina, ou seja qual a superfície  disponível em metros quadrados.


A partir daí deve considerar a criação de espaços com objectivos diferenciados

  • Sala de Espera/Recepção
  • Escritório
  • Vestiários
  • Postos de trabalho
  • Armazém
  • Etc

receção


Nesta fase é muito importante considerar o seu layout produtivo e fluxo de trabalho.


No caso de oficinas que se dedicam à montagem de pneus, o ideal é que o carro do seu cliente entre pelo ponto A, pare no primeiro posto passando pelos demais necessários até que o trabalho seja concluído e o automóvel possa sair pelo ponto B.
 

oficina


Exemplos Práticos - Soluções Chave na Mão


Barma Pneus – Paços de Ferreira


Em 2016, ajudamos o nosso cliente Barmapneus a montar uma casa de pneus em Paços de Ferreira, colaborando no desenvolvimento do projeto contribuindo com o design do layout.


A primeira fase passou por um levantamento criterioso das instalações de cliente, conforme esboço abaixo.
 

esboco.jpg


De seguida, consideramos os equipamentos que melhor respondiam às características do espaço e com maior capacidade de produção instalada de acordo com a equipa do cliente.

Este modelo garante que o nosso cliente faça o melhor investimento possível, evitando desperdício financeiro em comprar equipamentos sobredimensionados ao mesmo tempo que salvaguarda a capacidade produtiva necessária para ir ao encontro dos recursos humanos contratados.
 

planta


Leite & Janeiro - Amarante

 


Strategor - Angola



JFM Oliveira - Coimbra



Pneus Low Cost - Madeira



Pneus Oceano - Coimbra



Leite & Janeiro - Amarante 



Marco & Rego - Paredes de Coura



Centro de Pneus Ocasião - Albergaria-a-Velha
 


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