Empresa
No mundo dos negócios existe um conjunto de soluções de financiamento, que podem ser equacionadas num processo de aquisição e financiamento à compra de equipamentos para oficinas.
Neste artigo vamos abordar de forma resumida os principais modelos de financiamento para que possa conhecer as principais diferenças e qual o modelo que melhor se adequa à sua oficina automóvel.
Mais abaixo, preparamos uma listagem com os modelos de financiamento tradicionais:
Para este trabalho, vamo-nos fixar nas soluções mais comuns e usadas pelas empresas do setor oficinal do ramo automóvel, nomeadamente o Crédito Bancário, o Leasing e o Renting.
O Crédito Bancário ou o Crédito dos Fornecedores dos Equipamentos, é sempre uma solução mais imediata para a superação de alguns constrangimentos temporários da empresa compradora, face à maior demora das análises de crédito do Leasing ou do Renting.
Essa demora é, normalmente, suportada pelo crédito dado pelo fornecedor, com a concessão de mais algum prazo para o cliente pagar o equipamento.
Não é uma boa solução, do ponto de vista financeiro e de investimento, para nenhuma das partes.
Tal facto, deve-se ao enorme esforço financeiro exigido à empresa fornecedora e a sua consequente descapitalização, bem como perda de meios financeiros que poderiam ser libertados para a sua atividade.
Por outro lado, poderá existir a não adequação da amortização do investimento, relativamente ao esforço financeiro.
No fundo, é o não rentabilizar corretamente o próprio investimento.
O Leasing, sendo o mais vulgar e o mais usado neste setor dos equipamentos é, pela sua natureza, a solução de financiamento por excelência usada para a aquisição de equipamentos, por um conjunto de razões que lhe estão associadas:
Desde que começamos, em 2012 - nesse aspeto, a Domingos & Morgado e a sociedade financeira alemã GRENKE foram pioneiros - a usar o Renting (ou Aluguer Operacional de Equipamentos), como forma de financiamento à venda dos nossos equipamentos, temos vindo a incrementar a frequência com que este produto financeiro é usado.
O Renting é em tudo semelhante ao Leasing no seu funcionamento orgânico mas é, em alguns aspetos, mais vantajoso que o Leasing, nomeadamente:
No Renting só encontramos uma pequena desvantagem, mas que deve ser avaliada face ao conjunto de todos os outros benefícios, que é a taxa de juro, genericamente mais elevada comparativamente às outras soluções.
Mesmo que bem negociada, a taxa de juro no Renting é sempre mais elevada que a das operações semelhantes efectuadas com recurso ao Leasing ou ao Crédito Bancário.